Sobre o Curso

Apresentação

O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), promovem a segunda edição de Curso de Especialização em Economia da Saúde. A primeira edição, realizada no período de 2016-2018, capacitou 47 profissionais da saúde que desenvolveram e apresentaram trabalhos de conclusão de curso abordando temas de relevância para a gestão do SUS, alguns deles de destaque e excelência reconhecida em eventos nacionais e internacionais da área. Assim como na primeira edição, a formação, que continuará sob a coordenação da UFG, será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), em três turmas, com carga horária de 384 horas cada turma.

Objetivo

Promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da capacitação de profissionais atuando na gestão de saúde no SUS, nas esferas federal, estadual e municipal, no uso da Economia da Saúde para a qualificação da gestão desse sistema de saúde.

Público-alvo

O curso é destinado prioritariamente a profissionais atuantes em instituições públicas, preferencialmente junto ao SUS em seus diversos níveis de gestão, e profissionais exercendo funções relacionadas à economia da saúde e/ou incorporação de tecnologias em saúde, ou atividades relacionadas a gestão em saúde.

Informações do curso

Vagas: 40 alunos por turma

Início das aulas (turma 3): 28 de julho de 2022

Duração do curso: 15 meses

Aulas em ambiente virtual de ensino: Moodle iPê-UFG

Investimento: Gratuito*

Organização do curso

Infográfico do Curso - sem datas

Conteúdo programático detalhado

Módulo 1: Saúde e seus determinantes; Tópicos em Epidemiologia; Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde; Busca de evidências na literatura científica.

Módulo 2: Fundamentos em Economia da Saúde; Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços; Financiamento e gasto em saúde; Microeconomia aplicada à saúde.

Módulo 3: Gestão de Recursos do SUS; Economia da Saúde e Políticas do Setor Farmacêutico; Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Economia da Saúde; Gestão de Custos.

Módulo 4: Avaliação de Tecnologias em Saúde; Custo de doença, Custo de programas de saúde e Análise de Impacto Orçamentário; Análise Econômica em Saúde e Modelos para Avaliação Econômica; ATS para instrumentalizar o gestor.