Equipe

UNIDADE ACADÊMICA COORDENADORA:

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Coletiva – IPTSP/Universidade Federal de Goiás (UFG)

 

UNIDADES ACADÊMICAS E OUTROS COLABORADORES:

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) 

 

COORDENAÇÃO GERAL:

Coordenadora geral

Professora Drª. Cristiana M. Toscano 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo, doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pós-doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS. Especialista em epidemiologia de campo pelo programa Epidemic Intelligence Service (EIS) do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de Atlanta, EUA e especialista em economia da saúde pela Universidade de York do Reino Unido. Coordena o núcleo da Universidade Federal de Goiás (UFG) do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS), compondo também o comitê gestor da Instituição.

 

Sub-Coordenador

Professor Esp. Sérgio Francisco Piola

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (1977).  Ocupou cargos de direção, assessoramento e de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (1975-2011). Como consultor temporário trabalhou para instituições nacionais, internacionais e agências do sistema ONU (Banco Mundial, OMS/PAHO, PNUD, UNICEF). Seus trabalhos publicados situam-se no campo da política, gestão e financiamento da saúde. Publicou ou organizou 18 livros, publicou 17 capítulos de livros e 44 artigos em periódicos ou outros tipos de publicações. Representou o Ministério de Planejamento e Gestão no Conselho Nacional de Saúde, no período de 1996 a 2001. Foi um dos fundadores (1989) da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) e ocupou o cargo de Presidente da Associação de Economia da Saúde da América Latina e Caribe (AES-LAC), de julho de 2011 a junho de 2013. Atualmente é consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

 

COORDENADORES DE MÓDULO:

Módulo 1: Dr. Henry Maia Peixoto (UNB)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1997), especialização em Saúde do Adolescente pela Universidade de Brasília - UnB (1999), especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2003), mestrado em Enfermagem, área de concentração em Políticas, Práticas e Cuidado em Saúde e Enfermagem, pela Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (2012) e doutorado em Medicina Tropical, área de concentração em Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias, pela Faculdade de Medicina da UnB (2015). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (NMT/UnB, 2016-2018). Professor da Faculdade de Medicina da UnB (Área de Medicina Social) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Interesse: saúde coletiva, saúde da família e comunidade, doenças infecciosas e parasitárias, avaliação de tecnologias e avaliação econômica.

Módulo 2: Drª. Rosa Maria Marques (PUC-SP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996). Fez pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e integrante da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Nacional de Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) de 12/2012 a 12/2016.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho; Políticas de Governo, Economia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, economia da saúde, financiamento da saúde, mundo do trabalho, previdência e proteção social e capitalismo contemporâneo. Publicou 117 artigos em periódicos; publicou 4 livros e 69 capítulos de livros; organizou 15 livros; e orientou 106 alunos, de mestrado, de curso de especialização e de iniciação científica.

Módulo 3: Dr. Áquilas Nogueira Mendes (USP)

Possui doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2005), livre-docência pela USP (2012) e pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Lancaster University da Inglaterra (1984). Atualmente é professor livre-docente de economia política da saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e de seu programa de pós-graduação em Saúde Pública, professor doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É Professor convidado da Queen Mary, University of London, 2017 e 2019. Possui diversos artigos, capítulos de livros e livros publicados, com destaque para "Tempos Turbulentos na Saúde Pública Brasileira: os impasses do financiamento no capitalismo financeirizado", Hucitec, 2012 e de "Trabalho e Saúde no Capitalismo Contemporâneo", DocSaberes, 2016. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo" da Faculdade de Saúde Pública da USP, registrado no CNPQ, ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) (2007-2010) e vice-presidente (2003-2007). Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Economia Social, com ênfase nos seguintes temas: economia política da saúde, financiamento da saúde e do SUS, gestão orçamentária e financeira das políticas públicas, com destaque para a área da saúde, economia da previdência social e da assistência social, finanças públicas, economia e desenvolvimento e economia política na América Latina.

Módulo 4: Drª. Carisi Anne Polanczyk (UFRGS)

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), médica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. É a coordenadora-geral do INCT Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde, tendo dedicado os últimos anos a projetos na área de Economia da Saúde, com ênfase em custo-efetividade, avaliação, gestão e incorporação de tecnologia.

 

APOIO À COORDENAÇÃO GERAL

Dra. Lara Lívia Santos da Silva

Nutricionista formada pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2014, se tornou mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Nutrição da UFG e em 2017 finalizou o doutorado em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, foi aluna visitante no Department of Global Health and Population, Harvard T.H. Chan School of Public Health, Boston, MA, EUA, em 2015 e 2016. Possui pós-doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG) (2020-2021) e atualmente faz o pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional na Faculdade de Saúde Pública da USP. É docente do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP/UFG. Tem experiência nas áreas de Nutrição em Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Dra. Ana Lúcia de Melo Leão

Doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública, área Epidemiologia, pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2015), com um ano de Doutorado Sanduíche realizado na Dalla Lana School of Public Health, University of Toronto, Canadá (2013-2014). Mestre em Saúde Coletiva, área de Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde, pela UFG (2012). Especialização em Epidemiologia pela UFG (2010) e em Oncologia pelo INCA/MS/RJ (2004). Bacharel em Enfermagem pela UFG (2000). Pesquisadora e docente na área de saúde coletiva.

 

COORDENADORA DE TUTORIA

Msc.PhDc Ângela Maria Bagattini

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Gran- de do Sul (2011), mestrado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Tropical e Saúde Publica na Universidade Federal de Goias (IPTSP/UFG). Pesquisadora do Instituto de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS)-CNPq/Brasil, pesquisadora no Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio Libanês (NATS-HSL) em projetos ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) entre 2019-2021. Experiência em pesquisa clínica, avaliação de tecnologias em saúde e epidemiologia, atuando principalmente nas linhas de pesquisa de análises econômicas em saúde, qualidade de vida e avaliação de tecnologias em saúde em psiquiatria e doenças imunopreviníveis.

 

COORDENADORA DO TCC

Dra. Ana Laura de Sene Amâncio Zara

Possui graduação em Farmácia e em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado e doutorado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Atualmente, é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (PPGO/FO/UFG). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia, economia da saúde, avaliação de tecnologias em saúde, informática médica, bioestatística, análise de dados epidemiológicos, avaliação de métodos diagnósticos, estudos de coorte, revisão editorial e escrita científica

 

ADMINISTRAÇÃO

Renata Ferreira Soares