Dúvidas frequentes

1. Este Curso de Especialização é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)?

Sim, este curso é oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que é credenciada pelo MEC.

2. Qual é o valor do curso?

Caso aprovado no processo seletivo, o curso não terá custos para os alunos inscritos.

3. Este curso é EXCLUSIVO para quem atua no serviço público?

Não. Todos os profissionais que atenderem aos pré-requisitos presentes no edital podem se inscrever no curso, independente do vínculo profissional. No entanto, por se tratar de um curso financiado pelo Ministério da Saúde cujo principal objetivo é fortalecer a capacidade nacional para a gestão do SUS no uso da Economia da Saúde, os critérios e pontuação para a seleção dos candidatos priorizam profissionais atuando em instituições públicas, preferencialmente junto ao SUS, em seus diversos níveis de gestão.

4. Meu vínculo profissional é em uma instituição que presta serviços para o SUS. Sou considerado como um candidato prioritário para o curso?

Sim, comprove esta prestação de serviços e evidencie que a instituição atua em tomadas de decisões que impactam no SUS.

5. Atualmente não possuo vínculo empregatício, posso pleitear uma vaga neste curso?

Sim. De acordo com os pré-requisitos presentes no edital, você pode se inscrever mesmo não tendo vínculo empregatício. No entanto, considerando os critérios e pontuação para a seleção dos candidatos, é muito baixa a probabilidade de uma pessoa que não está atuando em instituições públicas, preferencialmente junto ao SUS, ou exercendo funções relacionadas à economia da saúde e/ou incorporação de tecnologias em saúde, ou atividades relacionadas a gestão em saúde, conseguir pontuação suficiente para ser selecionada pelo curso.
Apesar disso, caso queira se inscrever, você pode elaborar um documento dizendo que não possuí vínculo empregatício e anexar nos itens "Comprovante de inserção no serviço público de saúde ou outro vínculo profissional atual" e "Declaração de anuência da chefia imediata" (item 2.3 do edital) no processo de inscrição.

6. Qual é a carga horária do curso?

Este curso tem carga horária total de 384 horas, sendo 308 horas de forma assíncrona + 76 horas de forma síncrona, irão ocorrer no ambiente virtual de aprendizagem. Adicionalmente, 84 horas são destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Espera-se que o aluno se dedique aproximadamente 7 horas semanais, em média, para o desenvolvimento das atividades à distância durante o curso.

7. Este curso contempla encontros presenciais?

Na turma com edital aberto em 2022, as atividades ocorrerão em ambiente virtual de ensino, com encontros síncronos e atividades assíncronas. A presença é obrigatória a todos os estudantes, em 75% dos encontros síncronos e 100% das provas.

8. Quais são os dias e horários dos encontros síncronos?

Os encontros síncronos para abertura de módulo acontecem a cada 8-10 semanas (a depender do módulo) nas quintas e sextas-feiras (períodos matutino e vespertino). Além desses encontros, acontecem tutorias síncronas semanais (referente ao conteúdo assíncrono) que acontecem no período noturno (por exemplo, toda quinta-feira das 19h-20h). E ao final de cada módulo, temos um encontro de encerramento, que acontece na sexta-feira no período vespertino.

A presença é obrigatória em 75% dos encontros síncronos.

9. Posso me inscrever no curso de forma presencial?

Não. O processo de inscrição é somente on-line, pelo site do EADmin (CIAR/UFG).

10. Não consigo editar os anexos necessários para o processo seletivo, disponíveis no edital. Como devo proceder?

Os anexos III e IV presentes no edital deverão ser impressos, preenchidos a caneta, assinados e digitalizados (em formato PDF) para envio como anexos durante o processo de inscrição.

Ressaltamos que a documentação comprobatória do Anexo III (Minicurrículo) deverá também ser enviada digitalizada juntamente com este anexo, em um único arquivo digital em formato PDF.